Pátria querida! Ame ou deixe! Hã???


No programa Se liga na ideia da semana passada dia 03/07 aproveitando o gancho ufanista de época de copa, o tema foi Patriotismo.
Como já é de praxe para contribuir na discussão estiveram no estúdio Francisco Marcio ex-militante da JOC (juventude operária católica) e Fabio Piovam analista de sistemas e J. Muniz escritor. O objetivo da discussão era saber: o que afinal é ser patriota? E se dá para conectar este sentimento de pátria que floresce em época de copa e discutir política? Pois, é ano também de eleição.
Os pontos levantados foram que é preciso desmitificar o próprio conceito do que é ser Patriota. Afinal, historicamente sempre se atribuiu a uma coisa de militares, pátria amada, ame ou deixe, ou seja, há resquícios da ditadura no que se entende por pátria.
Muniz por exemplo, viveu a época da ditadura e diz que o sentimento de lá para cá mudou, mas que há quinhentos anos o povo brasileiro ainda não conseguiu ter o comando de sua própria história e isso influencia no fazer política. Piovam concorda e diz que é preciso trabalhar essas questões históricas para criar uma cultura da discussão, de entender que é preciso ser patriota todo dia, isso no sentido de fomentar debates. Marcio acrescenta que as pessoas em geral acabam tendo uma visão muito distorcida do que é política e por falta de hábito, de entendimento e de péssimos exemplos de representantes políticos, não gostam de política. Eis a barreira de conectar em curto prazo, mas que pode ser trabalhado sim. É o desafio hoje.
Ao término do programa foi concluído que patriotismo apesar de ter origem militar. Ele na verdade é o entendimento que precisamos ter para fazer desta nação um Estado onde as pessoas se respeitem e lutem juntas pelo bem comum.
É um longo processo a ser trabalhado?
Sim!
Mas precisamos começar a ter na política, este mesmo sentimento de Pátria que temos em época de copa.
Eleição 2010 começou faz tempo!

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s