Vinícius de Morais. O amante do amor infinito


“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos”.

Quem sintonizou a Rádio da Juventude desta última sexta-feira dia 20/08. Pôde conferir no programa Antiquário um pouco da história comentada de Vinicius de Morais, o poeta do amor, além de conferir também clássicos de sua carreira.

Vinicius é um dos artistas brasileiros que mais produziu obras de suma importância para a cultura nacional, além de compor, escrevia poemas, crônicas e também foi crítico de cinema.

Em 1958, junto com os amigos Tom Jobim e João Gilberto compôs a canção Chega de saudade marco inicial do movimento de renovação da música popular brasileira que seria denominado como  bossa nova.

Ainda na década de 1940, Vinicius participaria de um concurso público. Aprovado  passou a trabalhar no Itamaraty em Brasilia como 1° secretário, onde foi afastado na década de 1960 durante a ditadura militar.

Na década 1970,  dedicando-se  a maior parte de seu tempo a música, viajou para a Europa e gravou dois discos na Itália ao lado do amigo e parceiro musical Toquinho.

Vinicius faleceu na madrugada de 09 de julho de 1980 ao lado de sua esposa e de seu amigo Toquinho dentro de uma banheira em seu apartamento no Rio de Janeiro.

Na semana passada em comemoração aos 30 anos de morte de Vinícius. Foi feita uma homenagem póstuma do Governo onde o Presidente Lula disse: é preciso valorizar os nossos heróis.

Se é possível encontrar palavras que possam o definir, é difícil dizer. Mas, enfim, herói lhe cai muito bem. Não que ele seja destes heróis mitológicos, ou daqueles criados para persuadir. Mas sim, aqueles de carne e osso que são exemplos de vida e nos iluminam com seu talento, com sua criatividade e com o seu olhar apaixonado de ver e sentir o mundo. Ou seja, um verdadeiro herói do amor!

Obrigado Vinicius!

É isso aí! E no próximo programa: Elis Regina, até sexta-feira as 20h00min! Sintonize 89.5 a Rádio da Juventude,  Programa Antiquário.

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s