Filme Venezuelano: Postales de Leningrado


Ontem na TV Brasil (Domingo dia 30/01) Foi exibido o filme Postales de Leningrado, produção Venezuelana lançado em 2007, dirigido por Mariana Rondón. O filme conta a história do grupo de guerrilheiros (FALN) Forças Armadas de Libertação Nacional que travou uma verdadeira guerra contra a ditadura militar Venezuelana da década de 1960. A história é narrada através de duas crianças.

O filme é brilhante! A forma como a história é contada através da narração lúdica das crianças aliada a uma estética e linguagem fora dos padrões cinemão (barulho e tecnologia) lembram muito (sem perder a originalidade) a sensibilidade e a subversão de Almodóvar, o que faz do filme uma obra prima, simples, documental, provocativo e profundamente humano.

As cores vivas trabalhadas na fotografia do filme dão um toque de beleza poética, somada com a história de paixão, coragem, resistência e até de ingenuidade dos guerrilheiros, que lutavam por transformações sociais, entregando em martírio a própria vida na flor da juventude. (sem cair no discurso barato)

Vale a pena assistir! A história da ditadura na Venezuela é parte da história de toda essa América latina (que somos todos nós) que sofreu com ditaduras e ainda sofre as conseqüências dela até hoje.

Título Original: Postales de Leningrado. Venezuela, 2007. De Mariana Rondón, com Laureano Olivares, Greisy Mena, William Cifuentes, Hayde.

Postales de Leningrado ganhou diversos prêmios, entre eles: Melhor longa-metragem no Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz, na França; Melhor longa no Festival de Santa Cruz, na Bolívia; Melhor longa Festival de Cinema Venezuelano; e Melhor diretor no Festival de Kerala, na Índia. No Brasil, recebeu o prêmio de Melhor longa do 18º Cine Ceará; e prêmio do juri, filme revelação e prêmio da juventude, na Mostra de Cinema de São Paulo. (TV Brasil)

OBS: Citar a TV Brasil é para valorizar a TV pública, que sobrevive as duras críticas dos canais comerciais que a intitulam com um canal do governo, mas num domingo a noite só tem a nos oferecer Big Brother.

Clique aqui para baixar Postales de Leningrado

Anúncios

1 Comentário

  1. […] This post was mentioned on Twitter by ailton martins, ailton martins and ailton martins, Rádio da Juventude. Rádio da Juventude said: Postales de Leningrado: http://t.co/Xx0k7iR filme brilhante, a forma como a história é contada através da narração lúdica das crianças […]


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s