Diga não ao aumento do busão! 1° Ato contra o aumento da tarifa em São Vicente/Santos/Praia Grande e região da Baixada


JORNADA DE LUTA CONTRA O AUMENTO DA TARIFA
Em 13/02/11, a passagem de ônibus aumentou quase 7% na Baixada Santista, o que também provocou aumento em cascata nas linhas municipais. As tarifas, que já eram um absurdo, subiram! Mas nós continuamos pegando condução lotada e esperando um tempão no ponto.

Diga NÃO ao aumento do busão!

Desde o início deste ano estão ocorrendo todas  as quintas-feiras manifestações em São Paulo devido ao aumento da tarifa de ônibus. Por duas vezes, acabou em pancadaria. No entanto, o movimento ganhou visibilidade e força, agregando cada vez mais pessoas, organizações, estudantes, trabalhadores… Indignados com o transporte público, um serviço caro, de péssima qualidade que as prefeituras “terceirizaram” e que hoje se tornou monopólio de empresas privadas que fazem o que bem entendem, o movimento se tornou um exemplo de expressão popular, pois não dá mais pra ficar sentado esperando nossos representantes políticos decidirem o que é melhor para nossa vida.

Realidade somente de São Paulo?

Não! É uma realidade que se repete em diversas cidades do Brasil, tanto que começou em Florianópolis, impulsionado pelo MPL (Movimento Passe Livre)

Aqui na Baixada Santista, nossa realidade ainda é pior: temos a particularidade dos coletivos não terem mais cobradores, quer dizer, o motorista trabalha por dois e ganha por um, e ainda muitas das vezes é criticado pelos próprios usuários por ser molenga, não agiliza o trabalho e por aí vai. Se esquecem que o motorista é mais um trabalhador que trabalha com uma tremenda responsabilidade, sobrecarregado de serviço e de horas a cumprir.

Detalhe: vem ocorrendo algumas mobilizações aqui na Baixada Santista por parte dos motoristas, reivindicando melhores condições de trabalho, a EMTU já divulgou em nota que não há possibilidade do retorno dos cobradores.

Resumindo: nossa realidade ainda é mais precária nesse sentido.

O transporte público é um caos, porque não se faz nada? Vamos pra luta então?

A Rádio da Juventude, refletindo sobre essa realidade, resolveu dar um pontapé inicial na articulação de uma manifestação pacífica em São Vicente (cidade onde a Rádio se localiza), levando em consideração que nossa região infelizmente não tem essa cultura de protesto, as organizações, os movimentos, os estudantes não estão em conexão, por isso há pouca mobilização e, quando existe, é de forma segmentada. A ideia é, no mínimo, fazer um protesto simbólico na Praça do Correio,  no Centro de São Vicente, isso com caixa de som e microfone, tête a tête com a população que circula por ali, instigando-as a exigirem seus direitos .

Uma das intenções, além do protesto contra a qualidade do transporte público, é estimular que os movimentos se conectem e cumpram seus papéis, fora de suas áreas de conforto.

Como faremos?

Quem puder trazer cartazes, (de cartolina mesmo) apitos, nariz de palhaço, cordas…. Quem quiser fazer alguma intervenção cultural… Fiquem à vontade! A Rádio da Juventude irá contribuir com uma caixa de som e microfone, o resto é com a criatividade da galera.

DIA: SÁBADO DIA 26/02 – 11 HORAS

LOCAL: PRAÇA DO CORREIO (PRAÇA CEL. LOPES) – CENTRO DE SÃO VICENTE

OBS: Devido nossas condições, a ideia da manifestação é simbólica, mas se a galera aderir e o número de pessoas for expressivo, aí juntos podeoms fazer um barulho maior e pensar um protesto reivindicatório mesmo, junto às prefeituras, que é o objetivo principal – mas aí temos que ver até aonde a perna chega.

Quem se interessar, compareça!!! E ajude a propagar pela rede.  Contamos com a força de todos!

RT Pra qem tem facebook, adicione o http://www.facebook.com/radiojoc, e marque o comparecimento no 1º ato contra o aumento do busão

Contatos: (13) 91175646 – 91357437 – 81124303 – 30297712

 

Anúncios

4 Comentários

  1. Mas por que ainda não se faz um manifesto em Santos também??? Outra exigência seria a volta dos tróleibus da linha 4 até o Ferry Boat.

  2. Galera sou de Cubatao, e aqui a passagem municipal vai sofrer um reajuste de 25% estamos tentando fazer alguma coisa quem puder colaborar entra ai

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=111738692

  3. Quem puder assine a Petição Publica

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Daphine


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s